Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Arrelia do Quico

Somos todos filhos do Sol e amigos do Ventor

A Arrelia do Quico

Somos todos filhos do Sol e amigos do Ventor

quico.jpg

O Quico continua a observar-nos

Ele eras o mais lindo dos meus amigos. Eras o mais belo companheiro que qualquer pessoa gostaria de ter

 

 

 

 

Hoje tenho outro companheiro, amigo do coração, a que vim a chamar Pilantras.

A tua Dona diz que foste tu e a deusa Bastet que o enviaste para nós. Parece que o nosso amigo Pilantras continua a querer  ser tal  como tu eras.

Eu até acho que foste tu que lhe deste instruções para saber conviver comigo. Em muita coisa são muito parecidos. Pelo menos, tudo indica que sim.

Mas tu adoravas animais e ele não. Nunca me esqueço da tua luta para eu salvar o besouro a afogar na água entre os tronquinhos de banmbu


27.04.20

Os Elefantes


Ventor e Quico

Tenho saudades de quando o meu Quico observava estes paquidermes a deslocarem-se. Ele não tirava os olhos do computador e observava tudo como se fosse uma novidade permanente. E quando os ouvia nas suas discussões parecia-lhe que estavam zangados e queria observar tudo.

elefantes4.jpg

Elefantes da savana tentando matar a sede

A vida dos elefantes não corre nada bem pois encontram-se ameaçados por quase todo o seu habitat. São os caçadores furtivos, é a redução do seu habitat pelo constante aumento populacional das populações africanas, é a constante transformação climática da África, com os aumentos das temperaturas e a dolorosa caminhada do Sahel para sul, etç. Para já, apenas os elefantes do Zimbábue e da Botswana se encontram mais confortáveis.

Os elefantes consomem muita vegetação. Uma média de 140 kg por dia, por indivíduo. Para além das caçadas furtivas, também são permitidas caçadas limitadas para a angariação de fundos para a conservação dos parques.

elefantes11.jpg

O elefante da savana (Loxodonta africana), os maiores, em média, chegam a uma altura de cerca de 3,2 metros e pesam cerca de 6 toneladas. É, por isso, actualmente, o maior animal terrestre existente. As suas presas de marfim chegam a pesar 70 kg cada uma, 140 as duas e um comprimento de 3 metros. 

Os elefantes da savana ocupam várias manchas do continente africano, desde a zona do Sahel até ao sul de Moçambique, na costa oriental da África e à Botswana na costa ocidental. Voltarei, por aqui, para continuar a descrever os problemas dos elefantes que também são filhos do sol e vivem cheios de problemas.

 


O Quico também sonhou ao lado do Ventor. A vida solitária e nefasta dos seus amigos que observava do seu Miradouro, foi sempre, a sua grande arrelia